top of page

Dúvidas sobre concertina?

Atualizado: 25 de jul. de 2022

Neste artigo abordaremos e responderemos aos seguintes questionamentos: Quais os tipos de materiais ? Qual a altura mínima para instalação de concertina ? Quais os tipos de materiais? Quais os modelos de instalação de concertina?, são as perguntas mais frequentes quando o assunto é concertina.


Quais os tipos de materiais?

A concertina pode ser fabricada em aço galvanizado, aço galvalume ou em aço inox. A diferença entre eles é o brilho e durabilidade do material.



Qual a altura mínima para instalação?

Uma dúvida recorrente a respeito de concertina é: qual a altura mínima para instalar concertina ? ou existe uma altura mínima por legislação?


Não há normas técnicas gerais para a instalação de concertina, cada cidade tem uma legislação específica sobre segurança perimetral, porém, o recomendável é que a concertina seja instalada acima de 2,10 em locais de área comum e quando direcionada para passeio público, essa é a média geralmente recomendada por empresas de instalação. Mas fique bem atento cada instalação de concertina tem a sua particularidade, devido a isso é bom sempre fazer uma análise técnica cuidadosa para não causar posteriores danos ou acidentes aos residentes, sem deixar de proteger de invasões e mantendo sempre a segurança.



Quais os modelos de instalação?


Concertina espiral (simples)

A concertina espiral, também chamada concertina simples é o modelo de instalação mais comum e mais instalado. Tendo como padrão o espaçamento de 25cm entre uma volta e outra.





Concertina clipada (dupla/entrelaçada) A concertina clipada pode ser encontrada como outros nomes como entrelaçada ou dupla, pelo fato de ter duas concertinas uma entrelaçada na outra, o que a torna mais segura, pois, diminuí o espaçamento entre uma volta e outra.






Concertina flat (chapada) Modelo de instalação flat ou concertina chapada, a instalação deste modelo de concertina é feito de forma artesanal em que as voltas são cortada e instaladas uma ao lado da outra formando algo semelhante ao símbolo das olimpíadas ou da Audi. A concertina flat é indicada para áreas de divisa, muros ou portões.









Concertina dupla (sobreposta) Dupla, a concertina dupla é a instalação da concertina sobreposta, ou seja, uma concertina instalada, sob a outra, formando uma dupla camada, aumentando nível de segunda. Esse modelo de instalação é recomendado para lugares em que o muro, portão ou as dependências sejam mais baixos ou de fácil acesso, as concertinas sobrepostas assumem o tamanho de 90cm de altura.







2.464 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page